Resenha da obra "Regime Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: Avanços e desafios para a proteção dos direitos humanos" de Waldimeiry Correa da Silva.

Mercia Cardoso de Souza, Guirino Dinis José Nhatave

Resumo


Alicerçada na sua trajetória acadêmica e de militância na área de Tráfico de Pessoas e Mobilidade Humana, no âmbito transnacional, a autora professora doutora Waldimeiry Corrêa da Silva, no seu livro publicado em 2018, intitulado “Regime Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: Avanços e desafios para a proteção dos direitos humanos”, em 376 páginas, sistematiza a evolução histórica, conceitual, doutrinária, jurisprudencial e política que conformam a epistemologia sobre o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (ETP). Porém, denota certa complexidade no seu enfrentamento, uma vez que esta questão deve incorporar as perspectivas de política criminal, de gênero, de direitos humanos, de moral, migratória, de ordem pública, de garantia de trabalho digno e respeito aos direitos fundamentais. Evidencia-se, portanto, que a autora trata o tráfico de pessoas como um tema multifacetado. [...]

Palavras-chave


Tráfico de pessoas

Texto completo:

PDF

Referências


ALLAIN, Jean. JOURNAL OF TRAFFICKING AND HUMAN EXPLOITATION; v. 1, n. 1, 1-40, Paris Legal Publishers, 2017.

COHEN, S. Folk Devils and Moral Panics. London: MacGibbon and Kee, 1972.

CORRÊA DA SILVA, Waldimeiry. Regime Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: avanços e desafios para a proteção dos direitos humanos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018.

RODA, Arménio da. A DIMENSÃO GLOBAL DO TRÁFICO HUMANO: O Tráfico de Pessoas aos Olhos de Moçambique. São Paulo: Atarukas Editora, 2019.

SADC. Tráfico de Pessoas na Região da SADC: Folheto Informativo sobre Políticas, p. 1-10. Agosto de 2016.




DOI: https://doi.org/10.5102/rdi.v16i2.6203

ISSN 2236-997X (impresso) - ISSN 2237-1036 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia