Fatores chave para o sucesso das Born Global: comparação entre a teoria e a prática

Ari Melo Mariano, Rosario Garcia Cruz, Maíra Rocha Santos, Filipe Santos Falcão, Tarcilla Mariano Mello

Resumo


O fenômeno Born Global trata-se de um modelo empresarial orientado para o mercado internacional desde sua fundação. Este artigo científico tem como objetivo comparar a teoria sobre as principais etapas a serem seguidas para o sucesso das Born Global e a prática através do estudo de caso. A teoria foi apresentada após pesquisa na literatura, onde foram encontrados 421 trabalhos dispostos nas bases de dados Scielo e Web of Science, revelando as contribuições sobre o tema. Em paralelo foi realizada uma entrevista a 228 indivíduos inseridos no contexto de negócios internacionais a respeito das Born global, seus conceitos e exemplos de empresas que adotam está tipologia. Os resultados revelaram que apenas 3% conheciam uma terminologia que está em uso a mais de 20 anos e, no estudo de caso, em uma empresa Born Global Espanhola, foram ratificados vários pontos da literatura como a importância de fatores como o comprometimento com o mercado, formação alianças estratégicas, experiência no mercado internacional, correr riscos, entre outros descritos. E foram sugeridos novos rumos como empresas apátridas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5102/uri.v14i1.3996

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1807-2135 (impresso) - ISSN 1982-0720 (on-line) - e-mail: universitas.rel@uniceub.br

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia