Estudo de viabilidade do reaproveitamento de água de chuva na cidade de Belo Horizonte-MG para utilização residencial

Fábio Henrique Silva Alvim, Álvaro Bittencourt Henrique Silva

Resumo


Dentro do novo paradigma de desenvolvimento urbano que se estabeleceu devido à ameaça aos recursos hídricos, tornou-se necessária a busca por meios sustentáveis neste milênio, visando reduzir o consumo exacerbado de água e o incentivo à elaboração de soluções de reutilização desse bem essencial de consumo. Uma dessas alternativas que tem se mostrado promissora é o reaproveitamento da água da chuva. O objetivo do trabalho desenvolver um estudo de caso e avaliar a viabilidade de implantação de um sistema de captação da água da chuva em uma residência localizada no município de Belo Horizonte-MG, com o intuito de reduzir o consumo de água distribuído pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA). A metodologia utilizada consiste em estimar e dimensionar todas as variáveis que afetam o processo, como a  precipitação, a área de coleta e demanda dos moradores, analisando a viabilidade econômica do sistema proposto e considerando o valor gasto e a sua respectiva economia anual na despesa da concessionária pública. A partir das etapas metodológicas do estudo de caso, foi definido uma caixa d’água com capacidade de 5m³ ocasionando em um valor de investimento para instalação do projeto em R$ 4.991,85, bem como concluiu-se ainda que o tempo de retorno do valor investido será de 10 anos e os moradores após esse tempo economizariam um valor de R$ 5.120,91 ao longo dos 10 anos restantes do projeto. Dessa forma o projeto proposto torna-se viável com a economia gerada no longo prazo. As áreas de Engenharia Civil e Arquitetura possuem um papel muito importante nesse sentido, uma vez que diversas edificações já começaram a se adaptar aos novos tempos e a adotar a solução do aproveitamento de água da chuva.

Texto completo:

PDF

Referências


ABNT. Instalações prediais de água pluvial. Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 10844. Rio de Janeiro, Dezembro de 1989.

AZEVEDO, J. L. de. A educação como política pública. 3a Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

FERREIRA, ANTÔNIO DOMINGOS DIAS. Habitação Autossuficiente, interligação e integração de sistemas alternativos. Brasil – Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

GROUP RAINDROPS. Aproveitamento da água da chuva. Makoto Murase (Org.). Tradução: Massato Kobiama; Cláudio Tsuyoshi Ushiwata; Manoela dos Anjos Afonso. Tradução de: Yatte Miyo Amamizu Riyo. Curitiba: Organic Trading, 2002, 196p.

MAY, S. Estudo da Viabilidade do Aproveitamento de Água de Chuva para Consumo Não Potável em Edificações. Dissertação (Mestrado em Engenharia). Curso de Pós- Graduação em Engenharia da Construção Civil. Escola Politécnica. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

TEMPO, Clima. Climatologia Belo Horizonte-MG. Disponível em: https://www.climatempo.com.br/climatologia/107/belohorizonte-mg. Acesso em: 29 maio 2020.

UEPG - Universidade estadual de Ponta Grossa. Coberturas: os diversos tipos e suas características. Disponível em: http://www.metalica.com.br/coberturas-os-diversos-tipos-e-suas-caracteristicas. Acesso em: 29 agosto 2020.

UOL, Notícias. É possível viver com 110 litros de água por dia? Veja como seria a sua vida. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/02/05/e-possivel-viver-com-110-litros-de-agua-por-dia-veja-como-seria-a-sua-vida.htm. Acesso em: 29 maio 2020.

TOMAZ, P. Aproveitamento de água de chuva: aproveitamento de água de chuva para áreas urbanas e fins não potáveis. 2 ed. São Paulo: Navegar, 2005. 180 p.

VILLIERS, M. Água: Como o uso deste precioso recurso natural poderá acarretar a mais séria crise do século XXI. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.




DOI: https://doi.org/10.5102/ra.v1i1.7001

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia