OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS EM CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Nathália de Moura Mendes, Fernanda Vasconcelos de Oliveira, Bianca Carrijo Cordova

Resumen


O curso superior de Ciências Biológicas possui uma alta demanda de atividade visual em suas disciplinas, seja para a visualização de estruturas básicas, entendimento de mecanismos ou também para a utilização de microscópios. Seguindo este contexto, esse estudo consistiu em uma busca para entender e avaliar técnicas e mecanismos utilizados em salas de aula que possuem alunos com deficiência visual (baixa visão ou cegueira) e identificar por parte dos professores e dos próprios alunos, as demandas e necessidades que ainda eram apresentadas apesar do uso de outros recursos. O estudo buscou reunir informações bibliográficas de trabalhos já publicados para criar 3 (três) materiais didáticos de diferentes áreas das Ciências Biológicas com a finalidade de auxiliar os professores de diferentes IES (Instituições de Ensino Superior) que atuam com este tipo de público dentro deste curso durante o ensino de suas disciplinas e também facilitar o aprendizado dos alunos por meio do uso de materiais que os ajudariam a entender melhor conceitos que geralmente são abstratos para aqueles que possuem deficiência visual. As áreas identificadas com a maior demanda de matérias didáticos devido a grande quantidade de material visual foram os campos da genética, botânica e microbiologia. A partir deste levantamento, foram criados materiais táteis e texturizados sendo também auxiliados pelo uso do braille. Para a genética, foi criado um painel exemplificando o processo de formação do cromossomo, utilizando uma imagem didática que é apresentada em sala de aula para a modelagem em alto relevo. Na área da botânica, o painel continha as informações sobre as partes internas de uma flor em alto relevo, este também foi criado a partir de uma imagem didática. Para a área da microbiologia, foi montado um vírus bacteriófago em modelagem 3D auxiliado pelas texturas e alto-relevo. Os materiais propostos e criados neste estudo poderão ser validados em estudos posteriores e recriados por grupos interessados no assunto dentro das IES, possibilitando assim uma expansão do aprendizado desta área para qualquer aluno, incluindo os sujeitos com alguma deficiência visual


Palabras clave


Inclusão. Materiais didáticos. Cegueira. Baixa visão. Ensino Superior

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n1.2015.5469

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