Olho mecânico: o cinema de Juan José Campanella no filme - DOI: 10.5102/uc.v9i1.1750

Igor Valim, Flor Marlene Lopes

Abstract


A comunicação está presente na vida de todos os seres humanos. Desde a simples atitude de falarmos todos os dias com amigos e familiares, até as notícias dadas por televisões, rádios, portais e jornais. Desde puro entretenimento a informações que podem mudar o rumo do mundo. Uma das formas mais apreciadas pelo público é o cinema. Apresentado em 1895, foi a primeira mídia que colocou os acontecimentos estáticos em movimento, e trouxe para ele o status de representante da realidade. Diferente do esperado, o cinema rompeu as expectativas de seus criadores e foi disseminado por todo o mundo, mas foi na Europa e nos Estados Unidos que se tornou um grande e rentável mercado. Na América Latina, se destaca na Argentina, Brasil e México, muito por conta do financiamento dos governos e de grandes conglomerados midiáticos. O foco foi entender, porque Juan José Campanella se volta para o mercado mundial, rompendo as barreiras de seu país. Para isso, foi feita a análise de um de seus filmes, “El Secreto de sus Ojos” (O Segredo de seus Olhos), vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010.

Keywords


Cinema. Cinema argentino. El Secreto de sus Ojos. Juan José Campanella.



DOI: https://doi.org/10.5102/uc.v9i1.1750

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


ISSN 2175-7461 (impresso) - ISSN 2179-488X (on-line) - e-mail: joana.bicalho@uniceub.br

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia