Políticas Públicas na fronteira trinacional: o desafio ao pleno exercício da cidadania.

Priscila Lini

Resumo


O presente trabalho aborda as dificuldades na implementação de políticas públicas na região das fronteiras entre Brasil, Paraguai e Argentina, um ambiente bastante diferenciado, dotado de peculiaridades que nem sempre são condizentes com as necessidades do restante do país. Estas particularidades mostram-se determinantes para a elaboração e implantação das ações governamentais voltadas ao bem estar, segurança e trabalho na região, uma vez que o conceito de cidadania fluida, intenso trânsito de pessoas e diferentes níveis de assistência social em cada país são fatores muitas vezes conflituosos, difíceis de conciliar entre os diversos atores e níveis governamentais envolvidos – municipal, estadual/provincial/departamental, e federal. Ademais, o acesso às ações estatais, que vinculam-se ao gozo de cidadania plena, acaba por marginalizar ainda mais aqueles que deveriam ser contemplados com as ações positivas do Estado. O acesso ao Sistema Único de Saúde, as ações sanitárias preventivas, o sistema aduaneiro, que deveriam ser voltados à construção de uma realidade includente, acabam por negar o acesso à cidadania, deixando uma parcela da população vulnerável, que circula por mais de um Estado, mas não é atendida plenamente, aceita e incluída por nenhum.

Palavras-chave


Fronteiras, políticas públicas, cidadania, migração.

Texto completo:

PDF

Referências


ASTORGA, Jose Ignácio. Contexto dos Países e da Fronteira. In Revista de Estudo da Rede de Serviços de Saúde na Região de Fronteira Argentina Brasil e Paraguai: 2001-2002/Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde, 2004.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Casa do Migrante de Foz do Iguaçu completa dois anos. Disponível em: http://portal.mte.gov.br/imprensa/casa-do-migrante-de-foz-do-iguacu-completa-dois-anos.htm. Acesso em 20 de junho de 2013.

BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Secretaria de Programas Regionais. Proposta de Reestruturação do Programa de Desenvolvimento da faixa de fronteira. Brasília: Ministério da Integração Nacional, 2005.

BONAVIDES, Paulo. Do Estado Liberal ao Estado Social. 8ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2007.

CARDOSO JÚNIOR, José Celso. Desafios ao desenvolvimento brasileiro. Brasília: IPEA, 2009.

CARNEIRO FILHO, Camilo Pereira. Tríplice fronteira entre Brasil-Paraguai-Argentina: transfronteirização através do crime. Revista Relações Internacionais no Mundo Atual. Curitiba: Unicuritiba. v.2, n.16, 2012.

CORREA, Marcos Sá. Meu vizinho, o Parque Nacional do Iguaçu. Cascavel: Tuicial, 2009.

CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e Democracia no Brasil. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1999.

FREITAS, Maria de Fátima Quintal de. Dimensões da exclusão e da participação na vida cotidiana: perspectiva da psicologia social comunitária latino-americana. In SCMIDT, Maria Auxiliadora, e STOLTZ, Tânia. Educação, Cidadania e Inclusão Social. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 2006.

GOHN, Maria da Glória. História dos movimentos e lutas sociais. São Paulo: Loyola, 2003.

GOHN, Maria da Glória. Comunidade: origens, ressignificações e articulações com o poder local no Século XXI. In: SOUZA, Maria Antônia, e COSTA, Lucia Cortes. Sociedade e Cidadania: desafios para o século XXI. Ponta Grossa: Editora UEPG,, 2005. p. 25.

HÖFLING, Heloísa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001.

MENEZES, Marilda Aparecida de. Histórias de Migrantes. São Paulo: Loyola, 1992.

PARO, Denise. Denúncias de trabalho escravo levam MP a notificar síndicos em Foz. Curitiba: Gazeta do Povo, 10 de fevereiro de 2012.

SILVA, Maria Geusina, e NOGUEIRA, Vera Maria Ribeiro. Brasiguaios: a dupla desigualdade na região da fronteira. In: COSTA, Lucia Cortes. Estado e Democracia: pluralidade de questões. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2008.

SORJ, Bernardo, e MARTUCELLI, Danilo. O desafio Latino-Americano: coesão social e democracia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

TACRO; Marcia Anita Sprandel (coord.) Situação das Crianças e dos Adolescentes na Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai: Desafios e Recomendações. Curitiba: ITAIPU Binacional/UNICEF, 2005.

WAGNER, Eugênia Sales. Hannah Arendt e Karl Marx – O mundo do trabalho. Cotia: Ateliê Editorial, 2000.




DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v4i1.2813

ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia