Levantamento patológico das calçadas que interligas as superquadras 300 sul

Adriano de Lima Silva, Maria Gabriela Jamal Prata Vanconcelos da Silva, João da Costa Pantoja

Resumo


Muito se sabe que as condições, a idade e a execução das calçadas do Plano Piloto de Brasília ainda estão muito aquém das necessidades de locomoção e deslocamento vislumbrados nos manuais técnicos. Pensando nisso, o objetivo desse estudo foi fazer um levantamento patológico dos materiais que compõem as calçadas que interligam as quadras SQS 316 à SQS 302 e demonstrar como a precariedade daquele piso afeta diretamente os pedestres, em especial os idosos, portadores de necessidades especiais e praticantes de atividade física que diariamente as utilizam. O método de analise foi uma vistoria em toda a extensão da calçada buscando identificar as diversas patologias, irregularidades e anomalias. O resultado identificou o tipo de material, o aspecto e a condição do piso com o levantamento patológico dos materiais e as principais possíveis causas.

Palavras-chave: Entrequadra, calçada, pedestre, patologia.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Eliete de Pinho; CALDEIRA, Júnia Marques; OLIVEIRA, Leonardo Pinto de. Superquadra 400 Sul – Habitação Social no Plano Piloto de Brasília: Análise direcionada para o conforto ambiental, a história e a tecnologia da arquitetura e sua interferência no ambiente salutar. – Brasília: Editoria Kiron, 2015.

BRAGA, Milton. O Concurso de Brasília: Sete projetos para uma capital. São Paulo: Cosac Naify, Imprensa Oficial do Estado, Museu da Casa Brasileira, 2010.

GOROVITZ, Mateus e FERREIRA, Marcílio Mendes. A invenção da superquadra: o conceito de Unidade de Vizinhança em Brasília. Brasília: Iphan, 2007.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens Urbanas. – São Paulo: Ed. SENAC, 3ª Edição, 2003.

REIS, Carlos Madson; RIBEIRO, Sandra Bernardes; PINTO, Francisco Ricardo Costa. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil). Superintendência do Iphan no Distrito Federal. Superquadra de Brasília: preservando um lugar de viver / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Texto: VASQUES, Claudia Marina et al. – Brasília-DF, 2015.




DOI: https://doi.org/10.5102/ra.v1i1.7018

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia