Urbanismo colaborativo: recuperação de áreas degradadas pelo acúmulo de RCC, dando asas ao Santos Dumont

Simone Prado Menezes, John Melo Dantas, Vitória Almeida Santos

Resumo


A construção civil é um percursor na economia das cidades, gerando empregos e novas atividades socioeconômicas no espaço urbano. Porém, possibilita também alto acumulo de resíduos, os chamados resíduos da construção civil - RCC, que incentivam a geração de outros descartes irregulares de forma geral, propiciando a presença de animais indesejáveis e insetos, capazes de ocasionar doenças constantes nas comunidades e seu entorno. A atual situação em que vivemos perante a pandemia que se alastrou ao redor do mundo, provoca a prática de novas iniciativas em torno do meio ambiente e em nosso meio social, questões que envolvem a garantia da saúde pública refletem a nova normalidade. Dessa forma, o artigo propõe soluções voltadas ao urbanismo colaborativo, buscando a criação de intervenções em comunidades para a conscientização e ação na construção de cidades mais sustentáveis, com a presença de áreas abertas para maior circulação de ventilação e, portanto, limpeza do meio, assegurando a socialização da população em espaços mais salubres e seguros, que forneçam práticas de lazer e saúde, além de atividades atrativas que permitam uma extensão das casas para o espaço urbano. Essa prática permite a participação da população na cidade, estimulando o uso da mesma ao utilizar de espaços abertos urbanos. Neste trabalho será apresentado um estudo de caso realizado entre 2017 e 2018 na cidade de Aracaju/SE mais precisamente na comunidade do bairro Santos Dumont, bairro de classe média-baixa com diversos pontos de descarte irregular de lixo. Nesta intervenção foram desenvolvidas as diversas etapas de um urbanismo tático feito junto à comunidade. Esse tipo de solução busca conscientizar as pessoas da necessidade de cuidado com o planeta e com a cidade para um desenvolvimento equilibrado com o meio ambiente, além disso, pretende-se enfatizar que o espaço urbano deve propiciar ambientes de qualidade, segurança e lazer para a população, o que difere da situação atual de comunidades, que se encontram abandonadas pelos órgãos públicos e que devem ser restauradas, criando assim, espaços dignos, confortáveis e salubres aos cidadãos.


Texto completo:

PDF

Referências


ALOMÁ, Patrícia Rodríguez. O Espaço Público, este Protagonista da Cidade. 19 de dezembro de 2013. Disponível em: . Acessado em 15 de Julho de 2020.

BERG, Rogier Van Den. Planejamento urbano e epidemias: os efeitos da Covid-19 na gestão urbana. Disponível em: . Acessado em 10 de Julho de 2020

BOFF, Leandro. "Coronavírus é ultimato para mudarmos a relação com a terra". Disponível em: Acessado em 01 de Julho de 2020.

BULHÕES, Thaís Regina Fernandes. Ações de intervenções urbanas colaborativas e seus desdobramentos: o caso da comunidade do pilar e guabiraba. Recife, 2019.

CHOAY, Françoise, O Urbanismo: Utopias e realidades uma antologia. 6º ed.São Paulo, Perspectiva, 1965.

CORRÊA, Fernando; LINDAU Luis Antonio; EVERS Henrique e AZEREDO, Laura. "Planejamento urbano e epidemias: como doenças do passado transformaram as cidades" 2020. ArchDaily Brasil. Disponível em Acessado 16 de Julho de 2020.

LEITE, Carlos; AWAD, Juliana. Cidades sustentáveis, cidades inteligentes: desenvolvimento sustentável num planeta urbano. Porto Alegre, Bookman, 2012.

MORAND, Fernanda G. Estudo das principais aplicações de resíduos de obra como materiais de construção. Rio de Janeiro, 2016. 91p. Dissertação do curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Resolução CONAMA Nº 307/2002 - "Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil". - Data da legislação: 05/07/2002 - Publicação DOU nº 136, de 17/07/2002, págs. 95-96.

TEIXEIRA, Ana Paula Costa. Urbanismo “Feito à mão”: Estudo de caso da ação do coletivo UrbColab no bairro Santos Dumont. Aracaju, 2018.




DOI: https://doi.org/10.5102/ra.v1i1.6999

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia