Síndrome visual relacionada a computadores e outras telas: prevalência de sintomas astenópicos em discentes de um Centro Universitário em Brasília-DF

Danielle Braz Amarílio da Cunha, Beatriz Moraes Gonçalves, João de Sousa Pinheiro Barbosa

Resumo


No mundo moderno, a tecnologia vem crescendo cada vez mais, proporcionando
avanços sociais, econômicos e acadêmicos. No entanto, o crescente número de
usuários dos recursos eletrônicos tem gerado impactos na saúde da população.
Especificamente, a utilização das telas digitais implicou no aumento da incidência da
Síndrome da Visão do Computador (SVC). Esse termo se refere a um conjunto de
sinais e sintomas decorrentes do estresse ocular em virtude do uso prolongado de
telas digitais, como dores de cabeça, dor e/ou prurido ocular, diminuição da
acuidade visual, visão turva e sintomas musculoesqueléticos. Diante disso,
percebendo que os discentes universitários estão, cada vez mais, dependentes das
telas digitais e, consequentemente, mais propensos a terem a SVC no contexto
atual, o presente estudo avaliou a prevalência dessas manifestações nessa
população e os fatores associados a essa condição. Foi realizada uma análise
epidemiológica, quantitativa e retrospectiva por meio de formulários on-line. Ao todo,
158 questionários foram respondidos. Desses, 73 foram excluídos e 85 foram
selecionados para composição do estudo. Como resultado, foi evidenciado que o
sintoma mais prevalente da SVC nesse estudo foi a dor de cabeça e/ou ombro. Além
disso, observou-se que o sexo feminino teve forte relação com a piora dos sintomas.
Outrossim, observou-se que o tipo de iluminação interfere no aparecimento da SVC.
Portanto, diante dos achados, é relevante que as instituições de ensino adotem
medidas preventivas e educativas sobre a Síndrome Visual do Computador, visto
que ela pode impactar negativamente na qualidade de vida dos acadêmicos e,
inclusive, potencializar o desenvolvimento de doenças oculares.


Palavras-chave


Astenopia. Fadiga ocular. Manifestações oculares. Terminais de computador. Discentes.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2022.9604

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