O meio ambiente, a sustentabilidade e o consumo: uma análise dessa interação com o mercado empreendedor e suas perspectivas na região Centro-Oeste do Brasil

Lorrane Sales Santos, Annabelle Azevedo Lima Barbastefano

Resumo


A presente pesquisa versa sobre a interação do meio ambiente, sustentabilidade e consumo
com o mercado empreendedor e suas perspectivas na região Centro-Oeste do Brasil. Diante
desta problemática, com o consumo excessivo e o esgotamento dos recursos naturais,
debates envolvendo questões ambientais estão em destaque e, com isso, o
empreendedorismo sustentável começou a ganhar força devido ao papel fundamental para
desempenhar as necessidades de consumo consciente. Para isto, o presente trabalho buscou
realizar uma análise sobre as estratégias e as ações de desenvolvimento sustentável e de
responsabilidade socioambiental empregadas por empreendedores de Micro e Pequenas
Empresas (MPEs) na região Centro-Oeste do Brasil, além da identificação da percepção do
consumidor. Sendo assim, um levantamento de MPEs ativas na região Centro-Oeste do Brasil
foi realizado a fim de verificar quais características de desenvolvimento sustentável
apresentam, para então elaborar e aplicar um formulário eletrônico (do tipo Google
Formulário) com o intuito de identificar o perfil do consumidor, a influência das práticas
socioambientais empresariais na decisão de compra do consumidor, a preocupação do
consumidor com relação a agressão ao meio ambiente e a importância do modo de
fabricação dos produtos, além de observar se há informação sobre a relevância de MPEs. Por
fim, foi avaliado se as estratégias utilizadas por MPEs na adesão e atualização do mercado
relacionadas à gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável são eficientes. A pesquisa
foi capaz de mapear 82 MPEs na região Centro-Oeste do Brasil, sendo 56 microempresas e
26 de pequeno porte, todas com características de desenvolvimento sustentável , além de
ter sido possível traçar um perfil para os consumidores residentes na região de enfoque do
trabalho, trazendo atenção especial aos resultados obtidos nos gráficos 4 e 8, que
questionam se os clientes costumam preocupar-se com os possíveis impactos ambientais
gerados por um determinado produto que costumam consumir e se preocupam-se em
apoiar empresas comprometidas com o empreendedorismo sustentável, respectivamente. A
maioria dos respondentes alegou preocupar-se com os impactos ambientais gerados e com
as empresas de viés sustentável, evidenciando um cenário de crescente atenção ao consumo
consciente.


Palavras-chave


Desenvolvimento Sustentável; Sustentabilidade; Micro e Pequenas Empresas (MPEs); Inovação; Empreendedorismo Sustentável.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2022.9589

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia