Identificação de emoções afloradas durante atividades de simulação realística na percepção de discentes de medicina de uma instituição de ensino superior

Ana Clara Limeira da Cruz, Renata Uchôa Alves, Igor Guevara Loyola de Souza

Resumo


A Simulação Realística (SR) surgiu como ferramenta importante para prática e capacitação em habilidades de semiologia, em procedimentos técnicos e em comunicação (Dias e Neto, 2012 in Tibério et al., 2012) em diversas áreas e recentemente coopera na construção das práticas pedagógicas, ampliando as possibilidades de vivencias dos estudantes em um ambiente seguro e sonha ganhar cada vez mais visibilidade na área da saúde. A SR corrobora o preconizado nas metodologias ativas, cujo discente compreende que é o sujeito principal no processo de aprendizagem, a partir do pensamento crítico e reflexivo (Oliveira et al., 2015). Cabe ressaltar que em cursos de Medicina é fundamental ao profissional médico uma "formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo" (Conselho Nacional de Educação, 2014), nesse viés, a SR propicia a articulação teórico-prática e coopera com o processo de humanização do médico no cuidado do paciente em sua totalidade e não apenas um corpo fragmentado (Veiga, 2019). Nota-se que o cenário controlado da SR permite o desenvolvimento da capacidade individual em lidar com as próprias emoções e interagir com outros de forma pessoal e profissional, especialmente em situações de estresse intenso (West, 2020). Segundo Ellis e Ashbrook (1988), as emoções desencadeadas durante o processo de aprendizagem são valiosas para a assimilação e a consolidação da memória. Novos estudos mostram que as emoções também podem contribuir na cognição (Tremblay, 2017). Contudo, a associação entre o aprendizado e as emoções é um fenômeno recente e não é muito analisada nas disciplinas tradicionais (Fraser, 2018). Dessa forma, o presente estudo identificou a presença de emoções de bem-estar e mal-estar durante as atividades de SR, principalmente previamente às atividades simuladas, à falta de conhecimento técnico específico e de assuntos socialmente sensíveis, como racismo, tentativa de autoextermínio, além de salientar disparidade de emoções tanto de bem-estar quanto de mal-estar entre gêneros.

Palavras-chave


simulação realística; educação em saúde; emoções.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2022.9576

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia