Prótese eletromiográfica infantil de membros superiores com ênfase em segurar objetos

Rafael Campos Lima, Francisco Javier de Obaldía Díaz

Resumo


O projeto visa desenvolver uma prótese de mão que seja capaz de imitar os movimentos naturais da mão humana, utilizando sinais elétricos gerados pelas contrações musculares como base para o controle. O processo de criação envolve a construção de um circuito eletrônico que incorpora sensores eletromiográficos para capturar os sinais elétricos produzidos pelos músculos, juntamente com transdutores de pressão e toque que simulam os efeitos dos Corpúsculos de Meissner e Pacini, responsáveis pela sensação tátil.
O design da prótese é modelado em software de modelagem 3D e posteriormente impresso em um material durável. Os sensores e circuitos são integrados na estrutura da prótese, que é então calibrada para detectar e interpretar as contrações musculares do usuário. Isso permite que a prótese imite os movimentos da mão natural do usuário, proporcionando uma experiência mais intuitiva e funcional.
Para garantir a eficácia da prótese, são conduzidos testes de funcionalidade, nos quais a precisão dos movimentos replicados é avaliada. Além disso, é implementado um sistema adaptativo que utiliza algoritmos para aprimorar a interação entre a prótese e o usuário. Esse sistema é personalizado para se adequar às necessidades específicas de cada indivíduo.
Os resultados esperados incluem uma prótese que oferece uma maior naturalidade de movimentos e uma experiência mais próxima à funcionalidade da mão natural. Isso poderia melhorar significativamente a qualidade de vida dos usuários, tornando as tarefas diárias mais fáceis e intuitivas. No entanto, é importante reconhecer que ainda existem desafios a serem superados, como a variação individual na atividade muscular e a necessidade de algoritmos avançados para interpretar os sinais elétricos.
No geral, o projeto representa um avanço significativo no campo das próteses mioelétricas, buscando oferecer uma solução mais eficaz e intuitiva para os indivíduos que dependem dessas tecnologias. A implementação bem-sucedida desse sistema pode ter um impacto positivo na vida daqueles que utilizam próteses de mão, proporcionando maior independência e funcionalidade.


Palavras-chave


prótese de mão; movimentação espelhada; sinais elétricos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2022.9446

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia