Estudo da pancreatite aguda biliar e sua correlação com a demora no tratamento da litíase biliar

Juliana Carine Lima, Larissa Franco Belem, Alberto Vilar Trindade

Resumo


A pancreatite aguda é uma doença inflamatória do pâncreas, considerada autolimitada, podendo acometer tecido peripancreáticos e causar complicações como necrose local e até mesmo falência de múltiplos órgãos. A litíase biliar é responsável por 7% dos casos de pancreatite aguda, sendo mais comum em mulheres. O tratamento precoce da litíase biliar é responsável pela diminuição dos casos de pancreatite aguda biliar e consequentemente os números de internação por esta patologia. Dessa forma, este estudo objetiva analisar os prontuários dos pacientes com quadro de pancreatite biliar internados no HRAN durante o ano de 2018. Descrevendo as comorbidades, o quadro clínico, tempo de evolução da doença biliar, diagnóstico e tratamento dos pacientes portadores de pancreatite aguda biliar.
Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, quantitativo, descritivo, retrospectivo, transversal e documental extraído de prontuários eletrônicos de pacientes internados no HRAN durante o ano de 2018. Para compor a amostra, foram considerados como critérios de inclusão pacientes do sexo masculino e feminino, de todas as faixas etárias admitidos na UCG do HRAN que tiveram diagnóstico de pancreatite biliar durante o ano analisado. Foram excluídos todos os pacientes submetidos a colecistectomia que não tiveram diagnóstico de pancreatite biliar descrito no prontuário eletrônico.
Resultados: Foram analisados 136 prontuários, dos quais 23 eram prontuários de pacientes que tiveram quadro de pancreatite aguda biliar no ano de 2018. Houve uma prevalência de pacientes do sexo feminino (77%). Em relação a comorbidades associadas, 26% dos pacientes eram portadores de HAS. O tempo de evolução da doença biliar foi entre 1 e 2 anos em 30% dos pacientes. O quadro clínico mais prevalente foi a presença de dor em hipocôndrio direito. A USG de abdome foi realizada em todos os pacientes analizados. A colecistectomia VLP foi realizada em 95% da amostragem. 39% dos pacientes teve a resolução do quadro em um tempo médio maior que um ano.
Considerações finais: A pancreatite biliar é uma patologia com incidência importante no púlbico geral. O quadro clínico característico é a presença de dor em hipocôndrio direito. O exame diagnóstico mais comum é a realização da USG de abdome e a resolução total do quadro supera 1 ano na maioria dos pacientes.


Palavras-chave


Doença Biliar. Pancreatite Biliar. Colecistectomia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2020.8289

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia