Reputação das empresas juniores: formação e impacto no desempenho organizacional

Susannah Gurgel Soares dos Santos, Igor Guevara Loyola de Souza

Resumo


As empresas juniores aparecem como uma iniciativa de dentro da faculdade em que os
alunos, da própria instituição, se capacitam (BRASIL JUNIOR, 2018). Essas empresas ao
mesmo tempo em que auxiliam os alunos a se desenvolverem, impactam o mercado onde
elas estão inseridas (FERREIRA; DE FREITAS, 2014). Esta pesquisa tinha como objetivos:
reunir indícios de validade teórica da medida de reputação das empresas juniores
brasileiras; identificar os fatores da medida de reputação de EJs; analisar o processo de
formação da reputação e a percepção do impacto no desempenho organizacional a partir da
percepção dos stakeholders. A pesquisa tem caráter qualitativo e entrevistou, seguindo um
roteiro semiestruturado de entrevista, membros de empresas juniores em cargos de gestão.
A amostragem foi definida por saturação teórica (FONTANELLA, 2011) e foi feita uma análise
de conteúdo para interpretabilidade dos dados (FLICK, 2012). Foram identificados 5 (cinco)
fatores de reputação: qualidade do serviço, desempenho financeiro, alta motivação dos
membros, formação empreendedora e peso do nome da universidade.


Palavras-chave


empresa júnior; reputação organizacional; desempenho organizacional.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2020.8222

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