Propagandas que utilizam o desengajamento moral como proposta de confronto a hipocrisia reduzirão a violência contra à mulher?

Ana Paula de Morais Mendes, Daniel Barbieri Freitas

Resumo


A pesquisa que se segue é uma continuação do trabalho Mídia e Psicologia: Estratégias de
Redução da Violência Doméstica, Estudo de psicologia (Campinas) e checou o efeito e
eficácia da utilização de mecanismos do desengajamento moral em peças publicitárias como
proposta de redução da hipocrisia e combate da violência contra à mulher a partir dos
resultados obtidos pelo estudo anterior e tomando como base sugestões feitas para
realização futura em teste e aplicações e tomando por base o período de isolamento social
devido à pandemia de COVID-19 e o aumento de casos no Brasil de violência doméstica.
Foram realizados um pré-teste para averiguar o quão cognitiva eram as frases relacionadas
aos mecanismos de desengajamento moral e um estudo composto por homens utilizando as
frases em peças, desenvolvidas e adaptadas para a presente pesquisa, em formato
tradicional de denúncia como as propagandas utilizadas na mídia contra a violência contra à
mulher, modificando, além das frases, as figuras que normalmente são representadas pela
figura feminina, utilizando masculinas em todas. O pré-teste revelou uma taxa de
concordância das frases como tendo base cognitiva permitindo assim a utilização para a
pesquisa central. Neste estudo os resultados do questionário após a análise das peças
publicitárias, revelou uma concordância com as afirmações feitas a respeito da parte técnica
e publicitária das peças que foram apresentadas. A segunda parte e ponto central do estudo
foi o questionário adaptado do instrumento de Buzz e Perry que verificou o nível de
agressividade, apresentando resultados baixos.


Palavras-chave


desengajamento moral; violência contra à mulher; cognição.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2020.8219

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