FATORES DETERMINANTES PARA A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COM VISTAS À ACEITAÇÃO E USO DA REALIDADE AUMENTADA EM CENÁRIOS DE NEGÓCIO

João Vitor de Matos Silva, ILDEBERTO APARECIDO RODELLO

Resumo


Apesar de crescente, a utilização da Realidade Aumentada ainda requer estudos para confirmar seus benefícios e dificuldades, principalmente para a elaboração de estratégias quando aplicada a cenários de negócios. Nesse sentido, o artigo apresenta um estudo baseado na aplicação da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia para identificar os principais itens relacionados com a aceitação e o uso da Realidade Aumentada no contexto do Marketing. A pesquisa envolveu a aplicação de um questionário adaptado da Teoria Unificada para 88 participantes. Na análise dos dados foram utilizadas técnicas multivariadas de análise fatorial, teste de Scree e rotação do tipo Varimax para interpretação dos resultados. As respostas apontaram que os itens fundamentais para a aceitação e uso da Realidade Aumentada foram a Intenção Comportamental e a Expectativa de Esforço. O trabalho tem como limitações os poucos estudos na área da Realidade Aumentada em cenários de negócios, o que ao mesmo tempo ressalta sua singularidade, e ao escopo da amostra alcançada. Porém, apesar das limitações, este artigo tem importância por analisar uma tecnologia emergente e promissora para cenários de negócios, e contribui, a partir dos resultados encontrados, com o destaque de potenciais fatores para que as empresas alcancem sucesso no desenvolvimento de ações baseadas em Realidade Aumentada.

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DOI: https://doi.org/10.5102/un.gti.v7i1.4131

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ISSN 2179-8311 (impresso) - ISSN 2179-832X (on-line) - e-mail: universitas.gti@uniceub.br

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