Traços de personalidade criativa: uma análise dos docentes do curso de Administração de uma IES no Distrito Federal - doi: 10.5102/un.gti.v1i2.1173

Tatiane Regina Pires de Araujo

Resumo


O artigo apresenta os dados obtidos em uma pesquisa realizada com alunos do sétimo e oitavo semestre do curso de graduação em Administração de uma instituição de ensino superior do Distrito Federal. A questão norteadora da pesquisa foi: Na visão do aluno, quais os traços de personalidade criativa são destacados nos professores do curso de Administração de uma instituição de ensino superior em Brasília? O objetivo foi identificar os traços de personalidade e técnicas instrucionais mais valorizadas pelo aluno, em relação ao seu professor. A metodologia utilizada foi descritiva, tendo por base dados obtidos, inicialmente, a partir de um questionário aplicado aos alunos, com objetivo de obter informações sobre as práticas de criatividade mais reconhecidas por eles e posteriormente em uma entrevista semiestruturada, aplicada aos dois professores destacados como mais criativos no instrumento anterior, a fim de identificar as práticas didáticas comumente utilizadas por eles no ambiente de sala de aula. Os resultados apontaram que há uma relação entre recursos instrucionais adotados e a percepção do aluno quanto à prática criativa. Como principais indícios foram apontados utilização de temas atuais e novas tecnologias, domínio do assunto e relação aluno-professor.

Palavras-Chaves: Criatividade. Traços de Personalidade Criativa. Criatividade no contexto universitário.

Texto completo:

Texto Completo


DOI: https://doi.org/10.5102/un.gti.v1i2.1173

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2179-8311 (impresso) - ISSN 2179-832X (on-line) - e-mail: universitas.gti@uniceub.br

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia